sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 11 – 14/10/08 (terca) – Valle Nevado (curvas perigosas e paisagens de tirar o fôlego)

Eu e meus novos amigos fomos então a agência indicada pelo hostel na mesma rua. Chegamos lá e braganhamos o preço da ida ao Valle Nevado. Fechamos com ele e em pouco tempo todos estávamos na van. Logo de cara fomos com a cara uns dos outros e começamos a falar bastante bobagens.


Ainda em Santiago a an parou num mercado dentro de um posto de gasolina. Onde comprei chocolate e água. Os outros compraram doces e sanduiches tb. Um cara tentou nos oferecer o aluguel de uma prancha pra fazer esquibunda, mas não aceitamos. O guia era legal, mas meio sério e com cara de desligado.


Logo começamos a subir a serra até o Valle Nevado. O lugar é muito lindo, mas a estrada estreita e perigosa. Serpenteando pelas montanhas e sempre seguindo um vale com um rio abaixo eu achei o lugar perfeito...fiquei imaginando como seria com neve. Quando a estrada foi ficando bem alta em alternava entre as janelas pra filmar os abismos.


Depois de uns 40 minutos paramos num mirante com uma vista espetácular. Lá começamos a conversar sobre várias coisas e pela primeira vez (instigado pela Patrícia) comecei a dar uma pequena aula sobre orientação geográfica depois de encontrar um marco geodésico chileno. Batemos fotos, conversamos com um grupo de brasileiros mais velhos e depois seguimos para a parte mais alta.



Logo a vegetação perdeu espaço para a neve e se podia ver a mesma derretendo e se misturando com a terra. Fica horrível...um lamaçal. Mas lá em cima era neve pura...lindo. Paramos antes e tinha um trecho ao lado da estrada do tamanho de meio campo de futebol...coberto de neve, com um paredão de rocha atrás. Eles ainda não tinham visto neve no Chile...eu já estava de saco cheio depois do Villarica, mas a sensação de andar na neve é realmente muito boa.



Finalmente chegamos no Valle Nevado. A van parou no estacionamento (que não estava lotado) e antes de seguirmos para entrada da estação de esqui, voltamos um pouco na estrada para tirar fotos com a placa que tem o nome e a altitude do lugar. Este ponto é extramamente lindo...de frente tem uma cadeia de montanhas que me lembrou muito o filme risco total...era idêntico.



Na hora, numa parte mais acima tinha uma equipe de filmagens e eles decolaram de um helicoptero acima de nós...não pensei que fosse tão forte o vento e o helicóptero passou por cima da gente muito rente. Eu quase pensei que fosse cair no precipício!!!


Acenamos para eles e gritei: Brasil!!! E eles gritaram: Chile!!!! hehehehehehe...ai eu disse Bueno! Amigos então.


Fomos nos aproximando do hotel e a estrutura é gigante, parte dele fica na encosta da montanha. Olhamos a placa com os preços e tinha alguns poucos esquiando. Fiquei batendo fotos e conversando no deck. Quando fui ao banheiro a água estava quentíssima, pelando. Era impossível por a mão na água. Todos estavam reclamando.

Ficamos conversamos sobre lugares mal assombrados e sobre o filme o Iluminado. Depois fomos mais acima num lugar que estava bem escorregadio até chegarmos a um banquinho num mirante e lá as nuvens estavam passando por nós. Tinha um boneco de neve e fui até lá para tirar fotos e também tentamos montar um mas não se pareceu nehum pouco com o boneco de neve.



Demoramos mais do que o previsto e deu a impressão do guia estar puto, mas não estava. pegamos a van e fomos a outra estação de esqui em El Colorado. Este sim parecia um lugar mal assombrado...não tinha nada. Entramos na estação de esqui e os teléfericos todos parados e a única coisa que funcionava era uma máquina de limpar neve. Olhei para as casinhas e achei estranho que em algumas delas tinham pessoas atrás das janelas nos olhando. Comentei com os outros e eles sim pareciam fantasmas.


Fiquei olhando os cartazes promocionais para estudantes e as aulas de esqui e fiquei imaginando o local na alta temporada...deve ser show. Paramos num restaurante e entramos para ver o preço...era caríssimo. Resolvemos não comer e falamos para o guai que comeríamos na volta para Santiago.


Depois de El Colorado fomos para La Barza (acho que era este o nome). Um vilarejo de prédios e casas para os ricaços que vão passar a temporada na estação de esqui. Um apartamentinho ali ou um chalé daquele devia ser legal de ter...mais no momento o lugar era uma cidade fantasma. Pedi para parar na estrada para tirar fotos da cidade ao longe e foi muito legal, apesar do frio!!!



Ao voltarmos para Santiago já devia ser quase 2 da tarde. Paramos na agência e antes de irmos pro hotel fomos almoçar todos juntos na Pio Nono. Comi carne, arroz e batata frita o tal famoso Lhomo a Los Pobres. Depois fui para o hotel com a Patrícia, trocamos de roupa e fomos fazer câmbio. Pegamos instruções com a recpecionista do hostel e ela nos indicou uma rua no bairro da Providência.


Fomos até a praça Itália e pegamos o metrô. Chegamos na Providência e ficamos rodando atrás de casas de câmbio e achei os preços meio baixos em relação a Passeio Ahumada. Certa hora a Patrícia deu por falta do seu casaco vermelho que estava pendurado na bolsa dela...ela havia perdido ele. Começamos a rodar as ruas que tinhamos passado e olhar pras pessoas. Eu achei aquilo tudo uma perda de tempo...afinal o primeiro que visse aquele caso no chão iria pegá-lo.


Vendo que não veria mais o tal casaco ela começo um discuso sobre os países do primeiro mundo em especial o Canadá onde ela morava e tal e que se fosse lá o casaco estaria no mesmo lugar...e eu concordando só pra ela não ficar mais irritada...rsrsrsrsrs.


Passamos em frente a uma praça muito charmosa com uma cafeteria e para que ela se acalmasse paguei a ela e a mim tb um super café com brownie e ficamos conversando sobre o futuro, o meu e o dela e neste momento me achei tão longe do Brasil e me senti tão de férias...ainda falta uns 20 dias pros fins das minhas férias e ainda faltava tanta coisa pela frente...me senti super bem...queria que ainda faltasse um ano pra eu voltar ao trabalho, mas fiquei contente por estar ali.


Voltamos para a Bella Vista andando ao lado do rio Mapocho...passamos pelos chafarizes iluminados e dava pra ver as cordilheiras lá atrás. Ela foi para o hostel e eu fui para o pátio Bella Vista acessar a internet já que a do hostel estava com problema. Lá descobri que se fazia câmbio com um preço bem melhor do que o da providência...


A noite combinamos nossa saída com outros dois brasileiros para Valparaíso e Viña Del Mar no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário