sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 28 – 31/10/08 (sexta) – Machu Picchu (Hipnotizado por este lugar)


No último dia, acordei dez minutos mais cedo, ou seja 4:20 da manhã...fiquei pelo menos este tempo pra conseguir colocar as lentes dentro da barraca com a ajuda de um espelho e do Andreas segurando a lanterna. Descobri que fui o único que consegui dormir seco, pois de madrugada chuveu muuuuito e fiquei realmente preocupado de no dia mais importante não podermos aproveitar nada!


Tudo foi meio corrido, vi que já tinha grupos saindo pra trilha de madrugada e que a gente tinha que correr tb senão a porta do sol ficaria lotada. Eu preocupado com minha lerdeza nas descidas perguntei se havia muitas e o guia disse que sim. Combinei com ele de arrancar na frente e que depois eles me alcançariam... ele disse tudo bem e sai batido sozinho na trilha. Estas últimas duas horas de caminhada são um saco, porque ao contrário dos outros dias em que parece não haver ninguém no caminho este dia é totalmente engarrafado!


Na minha pressa, passava na cara dura um monte de gente...e algumas vezes achava que eles estavam andando lentos demais ou eu é que estava bem demais, não sei! Só sei que havia tomado dois tylenol, um antes de dormir e outro ao acordar além de recompor todos os band-aids que tinham nos dedos dos pés e me senti novo em folha.


Só sei que andei tanto, mas tanto q me vi junto ao primeiro grupo...porque não via mais ninguém pra frente da trilha...até que junto a este grupo começou uma subida suspeita que não estava na programação do dia...


A subida foi crescendo e crescendo e virou um subidão...e tb foi igualmente horrível...ou seja...todos os dias tem subidas péssimas, até o último, neste é até pior, pois o caminho fica quase 90º graus, um paredão de degraus q tem que subir com a mão e nem é bom olhar pra trás...eu subi curvado pro peso da mochila não me levar pra trás e no fim da subida vi que já tinha era muita gente numas ruinas e todo mundo olhando em uma direção...quando vi...era Machu Picchu!!!!!



Linda, envolta pelas nuvens...creio q neste momento fiquei vendo ela por somente 30 segundos. Depois de uns 30 minutos chegou o meu grupo e era impossível ver Machu Picchu. Continuamos a descida e continuei na frente do grupo...quando cheguei na porta do sol achei a imagem fantástica...fiquei parado olhando a cidade como que embasbacado!



Vi q o Andreas vinha atrás de mim e logo depois os mexicanos, ficamos tão empolgados que fomos além do permitido com mochilas e quando o guia chegou nos orientou voltarmos e irmos para a entrada do parque.

Carimbamos o passaporte, deixamos as mochilas no guarda-objetos, compramos água e ficamos esperando o Roberto resolver algumas coisas. Liguei para casa e entramos na cidade finalmente.




As primeiras duas horas seguimos o Roberto nos explicando cada lugar da cidade...fiquei ansioso por tirar algumas fotos mas depois vi que teria muito tempo e ai voltar em cada lugar novamente. Depois de tudo explicado ele pediu que escrevêssemos algumas palavras sobre o serviço da agencia, entregou os tickets de trem e depois se despediu de nós.



Exceto os americanos que se desligaram completamente da gente, fomos todos a entrada de Wanna Picchu. Eu de ante-mão disse que não iria subir, porque ao contrário dos demais só tinha este dia em Machu Picchu e queria aproveitar a cidade. Acabei convencendo eles a não irem e irem no dia seguinte e fomos todos rodar a cidade. Fomos no Templo do Condor, templo das três ventanas, templo do sol, setor urbano, praça central, setor agrícola, no observatório, casa real...




Acabei retornando em todos os pontos da cidade, analisamos cada lugar, falamos sobre as pedras, sobre a cultura, especulamos o que devia ser isso ou aquilo e pegamos carona em algumas explicações de guias próximos. Voltei na porta em que o Che Guevara tirou sua fotoe registrei a minha. Depois fomos até o templo do sol e depois até a parte alta onde ficamos sentados observando a cidade por 1 hora. Aproveitei e deitei na grama e dormi um pouco...aproveitando a energia do lugar.









Por volta de duas horas começamos a ir pra saída da cidade. Pegamos nossas coisas e depois compramos o ticket do ônibus. Em águas calientes, paramos em um restaurante e comemos devorando a comida de tanta fome que tínhamos. Ficamos bebendo cerveja também e aproveitei para gravar minhas fotos para todos em DVD.




Uma mulher apareceu com fotos nossa do início da trilha e caminhando em formato grande e como sai bem em todas comprei as duas por 10 soles. Pouco antes do horário do trem, me convenceram a ficar em águas calientes e fomos ver se era possível trocar o ticket para o dia seguinte. Não era possível, tive que comprar outro, mas depois fui informado que só chegaria em cusco após o horário de saída do meu vôo para Lima. Desisti da troca e acabei tendo q ir pra Cusco no mesmo dia.


Chegando em Olhataytambo depois de 3 horas de trem junto com os americanos, vi que era dia de halloween e ao contrário do Brasil as crianças estavam como nos EUA vestidas de monstros e pedindo doces...os estrangeiros tb aproveitaram e vi muitos deles com máscaras comemorando a festa.


Ao chegar em Cusco vi muita gente fantasiado e muitas boates enfeitadas pro halloween...queria muito ir, mas estava muito, muito cansado...eu não conseguia subir direito um degrau de tanto dor nas pernas. Resolvi me enfiar na cama e ir dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário