sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 18 – 21/10/08 (terca) – San Pedro de Atacama (Geisers del Tatio / Vale da Morte / Vale da Lua)


Quase não dormi na espectativa de ter que acordar. O ônibus passaria entre 4 e 4:15 pra me pegar no hostel. Quando finalmente consegui dormir, ja eram mais de 1:30 e acordei as 4 em ponto. Na verdade, dei um pulo da cama pois estava completamente atrasado e poderia perder o tour. Nem o frio me impediu de sair descalco até o banheiro lá nos fundos do lado de fora, escovar os dentes me trocar e colocar a lente. Neste momento ouvi o som do microonibus, tentei correr até a porta e quando cheguei na recepção o cara do hostel disse que eles voltariam em 10 minutos. Corri de volta pro banheiro, acabei de me arrumar e quando sai na porta do hostel o ônibus estava chegando.


Percebi que todo mundo me olhou meio estranho, acho que porque dei uma atrasada em todos...hauhauahuahau. Mas depois decobri que não fui o único, já que o cara parou em outros dois hoteis e teve que ficar batendo palma e esperar o pessoal sair.


O ônibus comecou a subir, subir e subir, e eu acabei pegando no sono, e acho que isso foi o que me salvou de não passar mal. Quando o guia começou a nos acordar estavamos na entrada dos geisers. Olhei para o vidro da janela e tinha agua congelada!!!! Botei minhas luvas e quando sai a sensação era horrivel...estava fazendo -12º graus e eu estava a 4.300 metros de altitude. Dois recordes! Tentei me mecher de tudo quanto era jeito. O sol ainda não havia saido e por isso temos que visitar os geisers tao cedo, eles só funcionam quando é muito frio. E essa temperatura ja não era tão fria para eles!


Fomos caminhando por entre fendas onde saem vapores com cheiro de enxofre e o vapor era quente o que ajudou um pouco, os que saiam água eu nem chegava perto, pois a altura variava e fiquei com receio de me queimar. Muitos se queimam, a água esta a uns 90º graus de temperatura!




Fiquei junto do guia e conversei bastante sobre o local. Quando o sol saiu ja estava perto do ônibus, onde serviram café e pão. Aquilo foi a salvação, mesmo assim fiquei dentro do onbius, estava com hipotermia. Estranho foi ver um cara de bermuda!!!! Saimos dos Geisers e fomos até um povoado local onde comi empanada de queijo de cabra. Fiquei conversando com um suiço e tentei tirar a foto de uma senhora nativa, mas ela nao permitiu...fomos parando em vários locais de um vale para observar os animais e os vulcões como o Putana.





Cheguei na cidade, fui tomar banho, arrumei a mochila, descansei um pouco e depois sai com tudo do hotel. Eram 14:30h e sairia para o Vale da Morte as 16:00h. Comi uma empanada, comprei a passagem para Arica a noite, comprei chocolate e entrei um pouco na internet.


As 15:30h fui pra agencia, fiquei conversando com o pessoal. Estava passando uma novela brasileira, as mulheres estavam assistindo como que hipnotizadas...disse a elas que aquela novela era velha no Brasil. E elas disseram que era nova no Chile....hauhauahau. Avisei ao cara da agência que meu onibus pra Arica sairia as 20:45h do terminal e que precisava estar as 20:30h no máximo de volta a San Pedro. Ele me garantiu que eu estaria de volta...


O passeio para o Vale da Morte / Vale da Lua saiu com uns 20 mintuos de atraso, levei minha mochila, pois desceria direto no terminal...o tempo estava correndo! Fomos ate um mirador e apreciamos o deserto como um todo, o lugar era lindo e o guia era muito bom, pois explicou coisas da formação do deserto e tudo o mais. Depois fomos para o vale da morte. Espetacular o lugar!!!!! Lindo demais...um vale gigantesco que sai num imenso lugar, com duas rochas e tudo o mais, onde realmente parece que a vida nao consegue chegar neste lugar.



Depois fomos para o vale da Lua onde antes paramos para ver uma formacao rochosa com a figura de três Marias rezando. O guia nos explicou que os nativos consideram três os animais protetores do deserto: A Salamandra (subterrâneo), o Pulman (sobre a terra) e o Condor (no ar). Fomos pro Vale da Lua e ficariamos ali ate o sol cair (o que era estimado para as 19:45h) e ficamos mesmo, o lugar foi o mais lindo do Atacama...impressionante, as dunas, as rochas, a imensidao, tudo...me deu uma paz muito grande este lugar.






As 20h o ônibus saiu...e 20:25 desci no terminal, agradeci ao guia e quando cheguei no patio o ônibus estava lá prontinho. Cheguei junto com um sul africano e ficamos conversando. Entramos no ônibus e ele estava na mesma fileira que eu so divididos pelo corredor. Ficamos conversando e rindo com um filme do Jack Chen. Quando paramos em Callama, desci e peguei meus óculos na mochila, pois ainda estava com a lente e sabia que se não as tirasse minha viagem seria um inferno até chegarmos em Arica. A viagem foi tranquila e mais uma vez fui dormindo. Chegamos a Arica as 5:30h da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário