sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 12 – 15/10/08 (quarta) - Valparaiso / Viña Del Mar (enfim o Pacífico)


Acordamos e fomos lá pelas 9 na locadora que fica uma rua do hostel. A Patrícia disse que o aluguel de segunda foi o mais barato e foi por 22.000 pesos. Fomos eu, ela Gerson e Verônica. Chegando lá, o meu cartão de credito precisou ser usado para a franquia de 500.000 pesos e não tinha isso tudo de disponibilidade. Quase desistimos mas deu para fazer a garantia no cartão do Gerson e assim peguei a direção do carro.


Andar em Santiago é tranqüilo. Bem sinalizado na cidade, mas as referencias são sempre as rodovias e não tem placas na cidade indicando Valparaiso por exemplo. Isso me fez cair em várias vias erradas, perguntamos umas duas vezes e até sairmos de Santiago na direção certa, devo ter perdido uns 30 minutos.


A estrada pro litoral é muito boa, paga-se dois pedágios pra ir e dois pra voltar e em 1h20 você está em Valparaiso. A impressão ao olhar pela primeira vez é de uma grande favela carioca, mas depois você percebe que são construções históricas e que aquilo é um bairro de Santa Tereza 50 vezes maior e melhor!!!!



Fomos pra praça principal subimos o cerro Alegre e deixamos o carro perto de um mirante, andamos por entre as vielas, descemos pelo ascensor Concepcion. Lembrei do filme Diários de Motocicleta e mais uma vez a cena foi idêntica. Me perguntei se Che Guevara tinha realmente estado ali naquela cabine. Depois fomos até o porto passando pela praça principal. Lá fizemos muitas fotos...ficamos fazendo pose em frente o prédio e vídeos também. O dia estava lindo, sol, céu azul. A cidade estava cheia de turistas. Fiquei olhando o Porto e aquele mar todo...estava no oceano Pacífico. Tiramos muitas fotos e depois fui a uma feirinha comprar cartões postais.




Depois pegamos novamente o ascensor, paramos numa casa cultural ou algo assim mais para usar o banheiro do que para olhar alguma. Na recepçao pegamos um mapa e perguntamos como chegar na casa do poeta Pablo Neruda. A moça nos explicou super bem e foi super simpática...antes paramos pra comer empanadas numa padaria, eu estava morto de fome e aquela foi a melhor empanada do mundo. O dono vendo que erámos brasileiros ficou contente e disse que uma vez foi ao Rio de Janeiro e adorou. Nos desejou boa sorte e voltamos para o carro.


Rodamos um monte de ladeira mas até que não foi difícil encontrar a casa-museu do Pablo Neruda. A rua estava lotada, inclusive com ônibus de escola e tal. Do nada aparceu uma daquelas vagas (tipo auto-escola) no pior lugar possível. Todos falaram pra esquecer, mas eu sismei de colocar o carro ali de qualquer jeito. E não é que coloquei o carro de primeira!! Depois de alguns elogios do pessoal saimos pra visitar a casa de praia do poeta.


A casa é hiper louca e super legal...e com uma vista da baía de Valparaíso de tirar o fôlego. Não quis ficar vendo os vídeos e acabei me adiantando do povo e fazendo o tour sozinho. Depois fiquei com o Gerson sentado num banquinho ao lado de fora sobre emprego, vida, viagens e tudo...foi bem legal. O sol estava quente e o dia estava lindo...a brisa do mar chegava até la e o ventinho era de mar...coisa que eu adoro.


Na saída, liguei pro Ed (ele ficou super feliz) e fui comprar lembranças nas lojinhas da rua. Achei um mapa do chile em cobre lindo...não resisti e comprei (depois fiquei a viagem toda com medo que amassasse). Partimos pra Vina Del Mar...e tentando pegar o caminho mais rápido pra descer de todo aquele morro peguei ladeiras loucas, bem inclinadas...mas o freio aguentou. No rádio, a maioria das músicas era o regaton...que eu adorei!!!!


Pegamos a estrada que beira a praia e Vina é bem pertinho de Valparaíso. Eu amei Vina Del Mar. Estacionamos em frente ao cassino e estava tocando Enjoy the Silence do Depeche Mode...fiquei com a Patrícia no carro ouvindo até a música acabar. Um senhor veio pedir pra olhar o carro e eu disse que tudo bem. Caminhamos para as rochas em frente o mar e tiramos altas fotos. Depois pegamos o carro de novo e quando fui dar o dinheiro pro cara ele achou pouco e disse que não precisava fazendo cara feia...hauahauahua.



Deixamos o carro bem perto da praia. Tirei o tênis, transformei a calça em bermuda e fui pra areia...logo já estava com os pés no Pacífico...emocionante!



A praia estava cheia e fomos caminhando até um pier gigante, depois sentamos na areia e ficamos conversando. Eram cerca de meio-dia de quarta-feira. Ficamos falando do que o pessoal no trabalho estaria fazendo...huhauhauahuahuahau



Voltamos caminhando para o carro pela calçadão e vendo as barraquinhas de artesanato. Depois pegamos o carro e fomos mais para o Norte, onde tem um mirante (a Patrícia já tinha estado lá). O lugar tinha umas poucas pessoas e fica entre o mar e umas dunas enormes. Lá ficamos mais tempo e eu dei outra aula sobre astronomia e tal e eles adoraram...eu tb gostei...eles me disseram que eu poderia ser professor, que eu explicava muito bem...isso foi legal pra mim.




Voltamos e estava tocando uma música ótima no carro, pedi pra Patrícia fazer um vídeo de eu dirigindo e dos prédios e de todo o visual da praia...uma pena é que quando cheguei no Brasil descobri que tinha perdido o cd com a gravação das fotos deste dia e fiquei quase sem foto do litoral.


Me enrolei um pouco pra pegar a estrada de volta sem precisar passar por Valparaíso mas deu tudo certo...só que no caminho começou a me bater uma putra fraqueza...e eu no volante. Não falei pra ninguém mas no meio do caminho tive que parar numa vila porque pecisava comer algo...eles concordaram. Já era quase umas 4 da tarde e eu precisava parar...


A vila se chama Las Vasquez. Tinha uma igrejinha e uns restaurantes bem simples. Comi um PF e antes pedimos ovo cozido...ha tempos não comia um ovo cozido com sal...aquilo foi perfeito pra minha fome. Depois seguimos e quando chegamos em Santiago já estava escuro. Ai sim eu me enrolei em chegar na Bela Vista. Não tinha noção de onde tinha que sair da auto-estrada e quase pensei que tinha passado pela cidade, quando reconheci um prédio do bairro da Providência. Depois peguei a margem do rio Mapocho e fomos parar pra encher o tanque.


Eu estava stressado de dirigir...quando você dirige um carro alugado num lugar que você não conhece é horrível. Depois que eu abasteci pedi a chave do carro pro cara do posto e ele disse que não estava com ele. Ai eu disse que estava e ele foi procurar pelas bombas, depois com outro cara e tasca de eu procurar no carro...até q a chava tava dentro do meu bolso...huahaauahuahauhaua...pedi desculpas a todo e sai dali na hora...realmente eu estava cansado.


Deixamos o carro na locadora, fomos pro hotel, tomei um bom banho e combinei com o Gerson de sairmos pra beber. Chamamos o gaúcho que tava no hostel e fomos os três pra Pio Nono. O Chile jogava contra a Argentina e quando o jogo acabou o Chile havia ganho. Faziam 11 anos que o Chile não ganhava uma partida de futebol contra a Argentina. A rua se encheu de gente...parecia que eles tinham ganhado a copa do mundo.


Ficavam dando gritos e cantando musiquinhas. A gente cantava junto e eles adoravam....quanto mais bebados mais eles gostavam da gente. Juntamos a mesa com um pessoal e ficamos de papo até de madrugada quando voltamos pro hotel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário