sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 20 – 23/10/08 (quinta) – Puno (Lago Titicaca)


Acordei cedo, organizei a mochila e desci pra perguntar sobre o passeio do Titicaca, a mulher da recepção queria que eu fechasse naquela hora mas disse que responderia mas tarde. Perguntei do trasnfer pra Cusco e ela me ofereceu um serviço turistico que passava por ruínas e não era um ônibus comum, só turistas, e com almoco incluido. Esse eu aceitei e fechei com ela pro dia seguinte. Fui ligar pro Moises, o guia da trilha inca, ja que ele disse que estaria em Puno nesse dia. Ele disse que estava perto da praça de armas e eu disse que também e marquei com ele pra nos encontrarmos em 10 minutos em frente a Igreja.


A praça estava cheia, e as ruas também...ai vi que Puno era legalzinha e me simpatizei com a cidade. Muitas lojas, turistas e lugares pra comer. Esperei ele por uns 20 minutos, até que ele chegou. Ele me recebeu super bem, fomos caminhando pra sua agência e ele me explicou tudo sobre a trilha inca. Disse que queria ir no Titicaca e ele tinha o passeio pras 4h da tarde. Como ia fazer a trilha com ele, fechei o passeio da ilha de Uros com ele. Nos despedimos e fui procurar um lugar pra comer.


Depois de procurar bem, entrei em umr restaurante pra comer massa e aceitei provar a Inca Kola (blergh). Tinha uma mesa com umas 8 pessoas, e quando entrei notei que eram brasileiros. Nao dei atenção mas sentei numa mesa perto. Enquanto esperava a comida, entrou um Peruano e percebi que era guia deles e começou um papo de dizer que a estrada entre Puno e Cusco estava bloqueada e tal. Comecei a prestar atenção na conversa e me perguntei querendo saber o que se passava.



Me apresentei e perguntei o que a agência deles faria pra levá-los a Cusco. O cara disse que eles iriam de microonibus por uma estrada que não estava bloqueada e de terra, que ônibus não passava e esse era o único jeito de se chegar a cusco. Perguntei se não podia ir junto e o cara disse pra procurar a agência dele e resolver com a gerente. Anotei o endereço e disse que passaria a noite, após o passeio no Titicaca.


Ao voltar pro hotel a mulher me informou a mesma coisa, a estrada estava bloqueada e ia me devolver o dinheiro. Enfim, aceitei de volta e disse que ia resolver após voltar do Titicaca.


Descansei no quarto e as 16h vieram me pegar para o tour na ilha de Oruros. Junto comigo foram duas irlandesas do hotel e chegando no barco conheci um casal de brasileiros, Ivor e Talita. Conversei com uns gringos e nada do barco sair. Entrou um carinha tocando musica regional, depois demos uns trocados a eles e o barco saiu.




Nao achei o Titicaca tão belo assim, é grandioso, mas normal. O guia nos ensinou palavras em Quechua para dizermos ao chegarmos na ilha. Fomos bem recebidos pelos nativos, que nos ajudaram a descer do barco e depois tivemos uma palestra sobre a vida deles e como mantém as ilhas flutuantes. Depois ficamos vendo artesanatos deles e subimos num barquinho inca para ir pra outra ilha. No barquinho, após já estarmos na travessia, os nativos nos cobraram 8 soles por isso. Uns gringos ficaram putos. Na outra ilha ficamos tirando fotos e os gringos ao saberem que éramos do Brasil comecaram a trocar ideia sobre futebol e tudo o mais, na verdade queriam nos zoar mas nao conseguiram.





As ilhas estavam cheias e com excursões locais também. As garotas de uma escola quiseram tirar fotos comigo e com uns gringos também (não sei oq ue viram em mim...). nas ilhas tem feirinhas com a venda de artesanato local e acabei comprando uma pulseira bem legal.



Fomos embora e ao descer me despedi da Talita e do Ivor e marcamos de nos encontrar em Cusco no dia seguinte as 22:30h em frente a boate Mama Africa. Sabendo que as irlandeses iam a Cusco também, fomos tentar agências que nos pudêssem levar a Cusco. Ônibus não havia. Fui com a filha da irlandesa até a Leons Tur (agência que peguei o endereço) e ao chegarmos lá soubemos que não poderiamos ir no microonibus dos brasileiros. Descidimos ir em outra agência e na primeira que entramos fechamos o transfer pela estrada secundaria que nos levaria a Cusco. Sairiamos amanhã pela manhã.


A noite fui sozinho comer pizza e escolhi a pizzaria Machu Pizza, bem na rua principal...caminhei parando em algumas lojas e na praça principal que tem uma igreja enorme e linda, fruto da construção espanhola. A pizza estava boa e o lugar era aconchegante. Eu já estava a 20 dias viajando e a viagem tava indo pra parte final, infelizmente. Eu já estava regulando o dinheiro, afinal eu ainda tinha Cusco e Lima pela frente e não podia ficar sem nada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário