sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 14 – 17/10/08 (sexta) – La Serena (o ceu mais lindo que ja vi na vida)


Devia ser umas 6 da manhã quando chegamos a La Serena, tava frio. Descemos do terminal e já chegaram uns caras oferecendo hopedagem. Conversamos com um Sr. que mostrou que a casa dele tava no guia do Lonely Planet (nem sei como). Esperávamos encontrar um preço mais caro. Achamos barato e fomos com ele.


Fomos andando, ele de bicicleta foi mostrando tudo do centro da cidade. A casa dele era bem no centro, um ótimo lugar e quando entramos me senti numa casa mal assombrada! A casa era velha, tipo cheia de móveis antigos e fotos de família por tudo quanto é lugar. Ele fez questão de dizer quem era quem e 90% já tinha morrido...hehehehehe


Ficamos num mesmo quarto com duas camas e nem me arrisquei a abri o guarda roupa! O banheiro não era lá essas coisas e estava praticamente entupido. Apesar de termos dormido na viagem eu estava cansado. Troquei de roupa e cai na cama...a Patrícia também. Acho que dormimos até umas 11 horas.


Saimos pra ver a cidade e ao contrário de de manhã cedo tava super movimentada (no verão é um balneário bem concorrido). Começamos a procurar a rua do escritório do observatório ESO na cidade e vimos também várias agências com tours para observatórios turísticos.


Finalmente ao chegarmos no escritório da ESO tentei conversar com o cara sobre nos levar até o observatório (senão teria que alugar um carro o que era caríssimo). Mostrei a carta com autorização para entrada no observatório e infelizmente não consegui enrolar o cara. Ele sugeriu que visitássemos o observatório Mamalluca que é turístico e ligado a eles.



Decidimos então ir em alguma agência e conseguir o tour para hoje, já que ao contrário do observatório La Silla o Mamalluca tinha visitas a noite com observação do céu. Passamos por algumas agências e acabamos decidindo por uma onde fomos atendidos por um cara muito gente boa. Ele nos ofereceu outro passeio de barco que a principio não aceitamos.


Estavamos morrendo de fome...entramos num restaurante e finalmente comi a famosa Casuella chilena (muito boa). Fomos ao shopping e a Patrícia ficou esperimentando vários vestidos (era barato) mas eu não comprei nada. Depois fomos andando pela avenida que leva a praia e é cheia de palmeiras até o famoso farol de La Serena.



O dia estava frio e fechado e a praia deserta, lembrei daqueles filmes de praia de dias frios e cidades pequenas...me senti bem mas olhando novamente para o Pacífico lembrei o quanto tava longe de casa.



Voltando para a cidade a Patrícia me convenceu a contratar o passeio dos pinguins...rsrsrsrsr. Voltamos na agência e fechamos pro dia seguinte bem cedo. Passeamos pela cidade, fomos em feiras de artesanatos e depois fomos nos arrumar para a ida ao observatório.



As 19h saímos para Vicuna e vimos o vale de Elqui e as plantações de uva (lindo). Paramos na cidade de Vicunha na praça principal. Em volta é cheia de lojas de artesanatos. Ficamos 15 minutos lá. Comprei algumas lembranças e já estava escurencendo quando começamos a subir a montanha rumo ao Mamalluca.



Chegando lá não se via muita coisa, como em todo observatório. Tinham grupos com guias em espanhol e inglês. Falei que ia ficar com o espanhol e a Patrícia disse que ia no inglês, depois desistiu pra ir comigo e aproveitar minhas explicações.


A palestra dentro da cúpula explica várias coisas sobre o espaço e tal...tinha algumas crianças falando o que irritou muita gente. Tinhas uns pais com uma garotinha que ela não calava a boca!!! Quando saimos vi que ela tinha síndrome de down e acabei me arrependendo por criticar os pais. Depois até brinquei com ela.


Na luneta vimos a lua, vênus e júpiter...todos lindos. Na hora da foto minha câmera não fotografou marte vênus tão bem...fiquei chateado...depois fomos lá pra fora e ele nos explicou várias coisas...ele com um laser traçou escorpião no céu bem acima de nós e foi muito lindo. Nós estávamos com sorte...era uma noite sem lua e tinha o mínimo de luz...ou seja era a notie perfeita! E nuvem é o que não tem lá mesmo.



Comecei a perguntar sobre OVNIS e se já tinha visto algo. Ele falou que sim, por duas vezes em 10 anos, coisas que ele não sabe explicar!!! Naquele lugar é fácil acreditar que não estamos sozinhos...a quantidade de estrelas que vi foi tão grande que nem acreditava...nunca tinha visto um céu daqueles...foi lindo!!!


Depois voltamos para o hostel e fomos dormir...tinhamos que estar de pé as 6!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário