sábado, 29 de novembro de 2008

Dia 21 – 24/10/08 (sexta) – Puno / Cusco (A pior ladeira da minha vida)


Arrumei tudo e fui tomar café em frente ao hotel. As 9:30h já estava pronto na recepção quando uma das irlandesas me chamou pra ir a praça pegar a mãe e ficamos por lá vendo armar uma feira estudantil. Voltamos as 10 para o hotel, hora de saída do ônibus e veio um rapaz dizer que o ônibus só sairia as 12h. Fazer o quê? Esperamos dando mais uma volta na cidade e as 12h vieram nos pegar. Fiquei vendo uma espécie de procissão...era uma comemoração religiosa e tinham várias crianças. Foi muito legal estar lá com a cidade em festa.




Entramos na van rumo a Cusco. Após uma rodada pelo centro entrou um outro gringo e um casal de brasileiros já mais velhos. Comecamos a sair da cidade e achei estranho o motorista não saber sair de Puno. A responsável pelo trasnfer e da agência em cusco, uma peruana baixinha disse estar tudo bem...coloquei o mp3 e não esquentei a cabeça.


Paramos num posto de gasolina e logo depois vi que paramos em outro e em outro, o cara só tinha dolares e nenhum aceitava, até que o quarto aceitou e ele encheu o tanque. Pegamos a estrada principal e antes do bloqueio teriamos que pegar a estrada secundaria. Várias vezes o cara parou pra perguntar o caminho ou a situação da estrada e eu já estava ficando preocupado com isso. Até que ele nos disse que a estrada estava realmente bloqueada e que pegariamos a outra estrada e levariamos mais 3 horas pra chegar a Cusco.


Pegamos uma estradinha de terra a esquerda e um minuto depois o cara retorna...estrada errada. Seguimos em frente e a esquerda avistei carros e vans seguindo por uma estrada sinuosa a esquerda, era a estrada certa.




Pegamos a estrada de terra e realmente era impossível um ônibus passar ali, mal passava um carro. Subimos em curvas muitas vezes e passamos a cerca de 5.100 m. A estrada é linda mas super perigosa. Ao descermos pelo outro lado começamos a margear uma lagoa e alguns povoados. Derepente a van parou e o cara desceu pra tirar pedras do caminho. A estrada também estava bloqueada. Isso aconteceu umas 4 vezes. E em muitas outras tivemos que desviar dos restos de bloqueio.



Volta e meia ele parava e perguntava algo...senti que o cara tava perdido. Isso já devia ser quase 17 horas e depois de 5 horas somente faltaria 1h para Cusco...engano! Um Sr. Na estrada pediu carona e o cara parou e perguntou o caminho pra Cusco, o Sr. Disse que sabia e entrou na van, foi a nossa sorte. O cara nos guiou por entre aquelas estradinhas onde só tinha algumas casas, e por várias vezes pegamos estradas que nem sequer parecia o caminho principal. Quando foi 18 horas perguntei quanto faltava e o cara me disse que mais 3 horas. Olhei pros brasileiros e disse em voz alta: A 3 horas atras faltam 3 horas!!!! E todos riram.


Anoiteceu e eu estava sem ver nada a minha volta e só curva de um lado e de outro. Morrendo de fome, só tinha tomado o café e minha água tinha acabado. Todos dentro da van dividiram o que tinhamos e a mulherzinha disse que parariamos em um povoado para comprar algo pra comer.


Depois de 1h paramos num lugar muito ermo. As pessoas nos olhavamos como bicho e fomos numa tendinha comprar algo. Comprei 3 mini-sacos de batata frita e umas bolachas, alem de água nova. Ficamos ali por uns 20 minutos. A luz acabou, ficou tudo as escuras, depois voltou e a gente esperando o motorista.


Seguimos viagem e só se via que tinha estrada nas encostas acima da gente e a altura que estávamos quando os faróis dos carros iluminavam as montanhas, o que achei muito bonito. As 20h encontramos a estrada principal de novo. Começamos a descer em direcao a Cusco e fiquei aliviado de sair daquela estrada. Passamos pela saída a Puerto Maldonado e eu estava a apenas 380 km do Acre...me deu uma puta vontade de ir pra casa.


Chegando em Cusco, a cidade estava muito movimentada, muitos carros e as ruas super apertadas. Quando cheguei na praça de armas achei a cidade belissima!!!! É fantastica e linda a noite.


A mulherzinha me levou até o hotel que era mais barato que o hostel internatonal e bem mais perto da praça de armas. Fui com ela e deixei minhas coisas no hostel. Tomei um banho e fui pra porta do Mama Africa me encontrar com a Talita e com o Ivor. Marcamos 22:30h. Esperei até 22:50h quase congelando sentado na calçada e nada deles...decidi sair dali pois estava congelando de frio e fui ao McDonalds comer algo. Adorei o McDonalds de Cusco, alem do ótimo atendimento, podemos pegar vários tipos de molhos picantes! Não sai a noite aquele dia, decidi deixar para o dia seguinte explorar Cusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário